Num mundo cada vez mais consciente do impacto do consumismo no ambiente, uma forma poderosa de conseguir fazer a diferença é abraçar a tendência de comprar artigos usados.
Quer se trate de roupas, mobiliário, artigos electrónicos ou mesmo livros, dar preferência a artigos usados em vez de novos pode melhorar a sua vida e a dos outros de várias formas:
1. Minimiza o Consumo dos Recursos Disponíveis no Planeta: A produção de artigos novos requer quantidades significativas de recursos naturais, incluindo água, energia e matérias primas. Quando compra artigos usados você está a prolongar o tempo de vida útil dos artigos existentes e a reduzir a procura por novos recursos.
2. Reduz o Desperdício: Todos os anos, vastas quantidades de artigos perfeitamente funcionais acabam em aterros, contribuindo para a poluição e degradação ambiental. Ao comprar artigos usados, está a retirá-los da cadeia de poluição dando-lhes uma nova vida.
3. Economiza Dinheiro: Comprar artigos usados é normalmente muito mais económico do que comprar novos, permitindo-lhe economizar dinheiro não deixando de adquirir bens de qualidade.
4. Descobre peças únicas: Ir às compras para procurar especificamente artigos usados pode se tornar numa emocionante caça ao tesouro, oferecendo-lhe oportunidades para encontrar peças únicas que adicionarão personalidade ao seu guarda-roupa ou à sua casa. Ou, se for como eu, para encontrar novas peças para as suas coleções.
5. Promove Uma Produção Ética: Ao escolher comprar artigos usados, você está a enviar uma mensagem aos grandes produtores de que você valoriza a sustentabilidade. Este comportamento no consumo pode levar a mudanças positivas no seio das indústrias.
Em conclusão, esta é uma forma simples, mas poderosa de contribuir para um mundo melhor, uma carteira mais recheada e um património mais diversificado. Quer seja motivada por preocupações ambientais, poupança financeira ou procura por artigos úteis ou colecionáveis, abraçar o mercado de artigos usados é uma atitude ganha-ganha para si, para os outros e para o planeta. Na próxima vez que estiver a precisar de uma coisa nova, considere dar uma segunda vida a um artigo usado.
A bem do colecionismo,
Ricardo Pedrosa
Sem comentários:
Enviar um comentário