Medalha alusiva ao centenário do seu nascimento.
António de Oliveira Salazar tomou posse como Presidente do Conselho de ministros em.
Em pouco tempo pacificou as ruas, nas quais se vivia um autêntico clima de guerra civil entre os apoiantes de várias facções políticas e realizou o milagre económico que ficaria conhecido como "Renovação e Ressurgimento Financeiro" (comemorado em moeda de prata de 20 escudos em 1953).
Conseguiu com grande habilidade diplomática manter Portugal fora da Segunda Guerra Mundial, mas não foi capaz de evitar a guerra colonial.
Governou por quase quatro décadas, tendo se tornado num ditador vitalício "de facto", não tendo feito respeitar os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos tal e qual hoje os consideramos.
Em foi eleito pelos portugueses como o "Melhor português de sempre" e em como o "Pior português de sempre".
Esta medalha não está à venda, é apenas para apreciação.
A medalhística portuguesa é riquíssima em peças de grande qualidade artística que nos ajudam a lembrar os vários momentos da nossa história. Dos mais gloriosos aos mais tenebrosos, todos devem ser lembrados, pois conhecer o passado ajuda-nos a preparar o futuro. Considero ser de suma importância inspirar cada vez mais o gosto pelo colecionismo nos mais jovens, para que estes conheçam e amem a sua história e se tornem em agentes da criação de um Portugal cada vez melhor.
A bem do colecionismo,
Ricardo Pedrosa
Sem comentários:
Enviar um comentário